Skip to content Skip to footer

Como ser criativo e crítico: expandir a mente

Ser criativo e crítico é expandir a mente e transformar a perceção. A criatividade e o pensamento crítico são competências cognitivas essenciais. A criatividade envolve gerar ideias originais e inovadoras, enquanto o pensamento crítico é um processo lógico e disciplinado para analisar e avaliar informações objetivamente. Ambas as competências se complementam, permitindo-nos enfrentar desafios de maneira mais eficaz e encontrar soluções criativas, na certeza de que criatividade e o pensamento crítico não têm uma ordem fixa. Ambos podem coexistir e até mesmo se complementar.

Por exemplo, ao resolver um problema, podes primeiro gerar ideias criativas e, em seguida, aplicares o pensamento crítico para avaliar e selecionar a melhor solução. Da mesma forma, ao analisar informações, o pensamento crítico pode levar a novas perspetivas criativas.

O cérebro evita o desconhecido

No entanto, não podes é contar apenas com o teu cérebro/mente para tomar as melhores decisões ou para te ajudar a perceber o que te pode causar confusão quando estás a tentar discernir por ti próprio. A autorreflexão pode levar-te a escolher uma opção de ação, mas é muito provável que não ultrapasse os limites das tuas “histórias” que mantêm a tua perceção da realidade e da tua identidade. O teu cérebro (e o meu também) evita o desconhecido.

Então o que fazer?

Tens que estar disponível para o desconhecido, para o “não saber”, para o mundo das possibilidades, para o novo — e aí a mente está naturalmente disponível, curiosa e criativa.

A perceção está tingida pelas tuas histórias

Mesmo que saibas como o cérebro te pode impedir de agir para o teu melhor interesse, é difícil controlar-te a ti próprio e quase impossível se tiveres alguma emoção ligada ao assunto. O cérebro engana-te, levando-te a pensar que estás a pensar objetivamente quando nem sequer estás perto disso. O mundo real e as tuas interpretações estão tão fundidas que raramente percebes o quanto profundamente a tua perceção da realidade está tingida pelas tuas crenças, visões próprias, perspetivas e experiência de vida. Isto é verdade para ti, para mim e para a maioria de nós.

Ver as tuas histórias com distância

Para te veres de forma diferente e ao mundo, precisas de ajuda para extrair as histórias que definem a tua perspetiva, para as examinar e mudar, se necessário. Não o podes fazer sozinho. Se tiveres alguém que reflete as tuas palavras, as emoções expressas, as contradições, e o que parece ser a fonte das tuas hesitações, tu podes distanciar-te e ver as tuas histórias como se fossem um filme a ser observado e analisado.

Ao desconstruir perspetivas e crenças, expandimos a mente e construímos um novo caminho.

O papel do coaching na transformação

Um coach é um hábil disruptor! Usando uma abordagem, fundada em respeito e ética, entra pelos enquadramentos das tuas histórias. A tua perceção de ti próprio e do dilema que estás a viver expande-se. As opções aparecem. A escolha que esperou para ser feita durante muito tempo, aparece. Consegues ver a diferença, a evolução, a transformação.

Mudanças na perceção e na identidade

Num processo de coaching, o uso de reflexões profundas e questões poderosas expande a tua mente e o teu pensamento de uma forma que não é possível apenas com autorreflexão. As mudanças acontecem, quer na realidade quer na identidade. O processo assegura que no longo do tempo, também as mudanças são simultâneas, quer na perceção, quer na ação.

Conclusão

De que esperas para expandir a tua mente e ser mais criativo e crítico?De que esperas para expandir a tua mente e ser mais criativo e crítico?

Aldina Costa

Explora os meus programas de mentoria e coaching e encontra novas formas de crescer com clareza e sentido.