Skip to content Skip to footer

O que é o coaching? Entende a metodologia e diferenças

Com a expansão do coaching a nível global e o uso frequente da palavra, é importante clarificar que coaching não é uma profissão, mas sim uma metodologia que assenta em vários saberes, incluindo psicologia, consultoria, ensino de adultos e inteligência emocional. Contudo, o coaching apresenta uma filosofia própria e diferenciada das anteriores. Ver: International Coaching Organization

Coaching e Terapia

Coaching não é terapia, aconselhamento ou psicologia. Embora possam partilhar algumas abordagens, o coaching não é uma intervenção terapêutica. Uma das diferenças mais evidentes é que a terapia se concentra em explorar sentimentos, emoções e experiências passadas, enquanto o coaching está orientado para estabelecer objetivos no momento presente e encorajar a ação em direção ao futuro. Muitas vezes, a terapia trabalha com pessoas em situação disfuncional, ao passo que o coaching exige que o cliente esteja funcional para poder ser excecional.

Se o cliente insiste em revisitar sistematicamente assuntos do passado, é um sinal para o coach encaminhar essa pessoa para um terapeuta.

Coaching e Consultoria

O coaching está muitas vezes associado à consultoria, contudo, estas disciplinas são distintas. Um consultor é especialista numa área concreta, contratado para resolver um problema específico. Quando o problema está resolvido, o trabalho do consultor termina.
O coaching, por sua vez, utiliza uma abordagem holística. O coach, em parceria com o cliente, analisa a situação, cria um plano e resolve desafios. O coach não necessita de ser especialista no problema do cliente; é o cliente quem sabe o que é melhor para si e como alcançar os seus objetivos. Embora seja vantajoso que o coach tenha experiência na área em questão para criar empatia e compreensão, a metodologia do coaching não exige essa especificidade.

É também razoável que as pessoas ou as empresas selecionem coaches com experiência nas áreas que pretendem desenvolver, mas a metodologia que o coaching usa não requer essa especificidade.
Os consultores constroem os seus negócios baseados na experiência que adquiriam ao longo dos anos de trabalho em determinada área e na qual se tornaram consultores. Deles é esperado pareceres e informação precisa. Dos coaches não são esperadas respostas, nem eles se apresentam dessa forma. Ele tem as questões que permitem aos clientes encontrar as suas próprias respostas e definir os seus valores para que se sintam alinhados e coerentes.

Coaching e Mentoring

Um mentor transmite o seu conhecimento e sabedoria à pessoa que acompanha, sendo procurado para aconselhamento e orientação. Tal como na consultoria, o mentoring visa passar informação e experiência. No coaching, a relação é uma parceria, onde ambos caminham lado a lado, e o cliente apoia-se na sua própria sabedoria e intuição.

Diferenças entre coaching executivo, coaching de negócio e coaching empresarial

O tipo de cliente é quem distingue estes 3 tipos de coaching.

  • Coaching Executivo : destinado a administradores, diretores de médias e grandes empresas, focando questões de desempenho profissional, equilíbrio, comunicação, entre outras.
  • Coaching de Negócio também direcionado a executivos e empresas de médias e grandes, mas com enfânse na definição dos objetivos estratégicos do negócio.
  • Coaching Empresarial direcionado a sócios e gerentes de pequenas e microempresas, trabalhando desempenho na vida profissional, pessoal, e objetivos específicos.

Embora a metodologia de coaching seja a mesma, a experiência profissional do coach facilita a empatia e a compreensão da linguagem e cultura do cliente. É importante reconhecer que diferentes metodologias podem ser usadas em momentos distintos, cada uma com os seus propósitos e resultados, sempre respeitando a ética e o profissionalismo.

Existe um ditado que afirma que, após 3 sessões todo o coaching  é “life coaching“. 

Por vezes, o foco começa na estratégia ou vendas, mas rapidamente se centra em temas como relações interpessoais, comunicação, visão, equilíbrio entre trabalho e família, ou eventualmente novos modelos e estilos de gestão e organização.

Aldina Costa

Conhece os meus programas de mentoria e coaching e encontra novas formas de crescer com clareza.