Consciência não é observar os outros
Consciência é um aspeto fundamental da nossa vivência — pessoal e profissional. Mas atenção: consciência não é apenas reparar nos outros, observar como agem ou como nos limitam.
Muitas vezes, confundimos consciência com vigilância externa. Achamos que estamos conscientes porque notamos tudo à nossa volta:
- O que os outros têm ou não têm
- As relações que funcionam (ou não)
- As carreiras bem-sucedidas
- Os ganhos, as conquistas, a exposição social
Estamos atentos aos vizinhos, aos colegas, às redes sociais. E por vezes, essa consciência transforma-se em comparação — ou até desconfiança.
Estamos atentos aos vizinhos, aos colegas, às redes sociais. E por vezes, essa consciência transforma-se em comparação — ou até desconfiança. A teoria da comparação social explica como tendemos a medir o nosso valor em relação aos outros, o que pode limitar a nossa própria consciência interior
Algo ressoou contigo?
Consciência é ter foco no interior e não no exterior.
É aí que começa a verdadeira transformação.
Consciência começa dentro
A verdadeira consciência é foco interior, não exterior. É saber como respiramos, reconhecer os nossos padrões diários, perceber o que sentimos, o que acreditamos, como pensamos. É conhecer o nosso corpo, a nossa mente, as nossas emoções.
Além disso, podes ver o artigo Mindfulness: O que é e quais os benefícios? explica bem como esta prática pode ajudar a desenvolver atenção plena e clareza interior.
O que é consciência interior?
Consciência interior é o ponto de partida para o autodesenvolvimento. Muitos já escreveram sobre isto. No entanto, o primeiro passo para criar consciência é simples: querer
Queres criar consciência?
Assim, se a resposta for sim, então é hora de estabelecer um caminho de aprendizagem na tua vida. Aprender mais sobre ti é um processo de desenvolvimento humano — seja na vida pessoal ou profissional.
Para sugestões práticas de autoconhecimento no dia a dia, recomendo este artigo da PUCRS: “Conhece-te a ti mesmo”: como praticar o autoconhecimento.
Se escolheres não estar consciente, estagnas. E quando estagnas, não cresces. É isso que não queres, certo?
Coaching: um caminho para a consciência
Se queres dar uma volta na tua vida, não há melhor forma — nem caminho com menos resistência — do que enveredares por um processo de coaching pessoal. É através dele que podes desenvolver consciência, desbloquear o teu potencial e crescer com propósito.
Aldina Costa
Explora os meus programas de mentoria e coaching e e se fizer sentido para ti, inscreve-te aqui.
1 Comentário
admin
Teste
Os comentários estão encerrados